Controlo de Acessos

controlo.acessos.1

O Controlo de Acessos é um sistema que permite proteger pessoas e bens contra acessos não autorizados.

Com o sistema de Controlo de Acessos você pode controlar quais as pessoas autorizadas a entrar na sua instituição, numa determinada sala ou num determinado armazém, registando o minuto, o dia e hora que essas pessoas entraram ou saíram. Pode ainda determinar o horário exacto que certas pessoas estão autorizadas a entrar e/ou sair de uma sala (ex: tesouraria).

 

       Como funciona um Sistema Controlo de Acessos?

 

controlo.acessos.2

Mesmo tratando-se de uma área tecnológica que se tem mostrado pródiga em desenvolver soluções, o objectivo básico de um Sistema de Controlo de Acessos é simples: control who goes where and when – controlar quem pode estar num dado instante, num determinado espaço.

O sistema de Controlo de Acesso é constituído por vários equipamentos periféricos de controlo, desde leitores biométricos, leitores de proximidade interligados com equipamentos como torniquetes, molinetes, cancelas, portas automáticos que permitem definir vários níveis de acessos em diferentes pontos, tempos de permanência, etc.

A utilização do sistema integrados a partir de um identificador único permite satisfazer a frequente necessidade que as organizações têm de saber quem tentou entrar num dado local utilizando um acesso autorizado ou se houve uma tentativa de acesso não autorizado ou, ainda que autorizado, se foi fora das horas normais de serviço.

       Tecnologia e Equipamento associados ao Controlo de Acessos

 


BIOMETRIA
controlo.acessos.4

Tecnologia de segurança baseada no reconhecimento de uma característica física e intransmissível das pessoas, como por exemplo, a impressão digital.

A biometria é um sistema automatizado de reconhecimento humano, baseado nas características físicas e comportamentais das pessoas. A forma mais comum de identificação biométrica é a impressão digital, que para além de ser o método mais rápido, é também o que exige recursos de mais baixo custo.

PROXIMIDADE (RFID)

controlo.acessos.3

 

Esta tecnologia substituiu as anteriores tecnologias de controlo de acessos como banda magnética, código de barras e chip. E tem inúmeras vantagens tais como
facilidade de leitura
(pode realizar a leitura do identificador sem o retirar da carteira, dependendo apenas do alcance da antena do leitor), versatilidade
( existência de identificadores em vários formatos: cartão, porta-chaves, etc.) e não pode ser copiado.Esta tecnologia utiliza dispositivos (exemplo: cartões ou porta-chaves) que possuem um circuito integrado (chip) inserido, o qual permite a leitura dos dados gravados por aproximação a um leitor adequado, daí a sua designação.

 

 

DISPOSITIVOS COMANDADOS

São dispositivos que permitem o acesso/recusa ao recinto controlado, mediante a sua abertura/fecho e que podem ser accionados directamente pelo sistema.
controlo.acessos.5

Fechaduras

Para controlo de portas

controlo.acessos.6

Cancelas

Para controlo de

controlo.acessos.7

Torniquetes

Para controlo de pessoas